FILMOGRAFIA DE JOHN HUSTON - 26 FILMES

Posted in

FILMOGRAFIA DE 
JOHN HUSTON 
26 FILMES

Image Hosted by ImageShack.us

JOHN HUSTON


John Marcellus Huston nasceu em 5 de agosto de 1906 em Nevada, Missouri. Filho do ator Walter Huston, desde criança acompanhou-o em viagens por todo o país. Foi boxeador, soldado da cavalaria mexicana, autor de contos e peças, jornalista e ator antes de começar a escrever para cinema, em 1931. Estreou como diretor em Relíquia macabra, 1941, baseado no romance de Dashiell Hammett. O filme inaugurou a associação de Huston com Humphrey Bogart e tornou-se um clássico. Também se consagraram os documentários que realizou sobre a segunda guerra mundial, entre eles Let There Be Light (1945), proibido até 1981. Por discordar da política americana, Huston naturalizou-se irlandês em 1967.
Outros filmes seus se tornaram clássicos, como O Tesouro de Sierra Madre (1948), adaptado da história de B. Traven, com a emblemática cena final do ouro em pó disperso pelo vento. O tema do fracasso reaparece em Os Desajustados (1960) e A Honra do Poderoso Prizzi (1985), último filme que o cineasta lançou em vida e que deu o Oscar de melhor atriz a sua filha Anjelica Huston. Outros clássicos são Paixões em fúria (1948) e O Segredo das Jóias (1950). Sua técnica era instintiva. Nunca filmava uma cena duas vezes; preferia solucionar os problemas na montagem.
Huston também atuou como ator em alguns de seus filmes, como Roy Bean, o Homem da Lei (1972), e de outros diretores, destacando-se em Chinatown (1974), de Roman Polanski. Adaptou muitas obras literárias para o cinema, entre elas A Glória de um Covarde (1951), de Stephen Crane; Moby Dick (1956), de Herman Melville; A Noite do Iguana (1964), de Tennessee Williams; O Homem que Queria Ser Rei (1975), de Rudyard Kipling; À Sombra do Vulcão (1984), de Malcolm Lowry.
Em 1980, publicou sua autobiografia, An Open Book. Seu último filme foi Os Vivos e os Mortos (1987), de lançamento póstumo, baseado num conto de James Joyce. Pai da atriz Anjelica Huston. Morreu em 28 de agosto de 1987 em Middletown, Rhode Island.
Várias vezes indicado ao Oscar, ganhou em 1949 como melhor Diretor e melhor Roteiro por O Tesouro de Sierra Madre. Anjelica Huston ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante em 1986, por A Honra do Poderozo Prizzi.

26 FILMES DE JOHN HUSTON
PRESENTES NESTE BLOG
Clique nos Títulos para BAIXAR:


1956 - Moby Dick
1982 - Annie

Image Hosted by ImageShack.us

This entry was posted on terça-feira, janeiro 12, 2010 and is filed under . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Assinar: Postar comentários (Atom) .

4 SUA OPINIÃO É DE EXTREMA IMPORTANCIA.

Ola Sonia, tudo bem? Tem jeito de postar o filme: "New York, eu te amo" ???
abraços!

Querida Asnalfa, mais uma vez não encontro o filme que me sugere, eu sinto muitíssimo.

Hoje postarei um filme muito bonito no gênero que vc gosta, é Paris: com a Julliette Binoche, creio que servirá para me redimir.

Um beijo, seus pedidos estão na minha lista e serão postados quando os encontrar.

SoniaSSRJ

Gostei muito do espaço. Informações boas, consistentes, bem escritas. Gostaria de dar uma pequena colaboração: o último filme de John Huston é Os Vivos e os Mortos, de 1987, exatamente o ano de sua morte. Por sinal, um excelente filme, baseado nos contos de James Joyce.

Barone (palanque@palanquemarginal.com.br)

Amigo Barone

Vc tem razão este filmaço e muitos outros do grande John Huston ainda estão faltando postar... Assim que encontrar com qualidade de postagem, prometo que estarão aqui.

Um forte abraço

SoniaSSRJ

Postar um comentário